01/03/2011
Vendas diretas chegaram a R$ 26 bi em 2010
 Volume nominal de negócios foi 17,2% maior do que em 2009.  Índices como número de revendedores ativos e produtividade também  cresceram no período
São Paulo, janeiro de 2011 – O Brasil decolou  nos últimos anos, e o setor de vendas diretas também. Dados da  Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (www.abevd.org.br)  mostram que, em 2010, o volume de vendas no segmento foi recorde ao  totalizar R$ 26 bilhões em volume nominal de negócios, índice 17,2%  maior do que o registrado em 2009. Descontada a inflação no período, que  foi de 5,9%, o crescimento real foi de 11,3%. 
 Em 2010, as vendas diretas foram responsáveis pela geração ou  complementação de renda para 2,74 milhões de famílias brasileiras, uma  soma 12,2% superior ao aferido nos 12 meses anteriores. No tocante à  produtividade média dos revendedores em atividade, o ano passado  registrou ganho de 4,4% em relação a 2009. 
 Paulo Quaglia, presidente da ABEVD, entende que os números  confirmam a solidez e a importância do setor para a economia do País. "O  aumento constante no número de revendedores cadastrados revela que as  vendas diretas cumprem um importante papel social em termos de geração  de oportunidade de trabalho e renda”, completa.
 De acordo com Quaglia, a profissionalização dos revendedores é um  dos motores que mantém o crescimento do setor. “Hoje, os profissionais  têm consciência de que o sucesso depende da conveniência oferecida e das  respostas rápidas ao comprador, além de fatores como a construção e o  aumento da rede de relacionamentos – inclusive com apoio das mídias  sociais –, o desenvolvimento de ações estratégicas, criatividade,  promoções, entre outros.”

Sobre as vendas diretas 
 As vendas diretas constituem um setor cada vez mais relevante para a  economia brasileira, responsável pela contribuição fiscal da  comercialização de produtos e serviços realizada por milhões de  revendedores autônomos. É composto por empresas de segmentos diversos  como cuidados pessoais, suplementos nutricionais, cuidados do lar,  serviços e outros.
 Também chamadas de vendas por relacionamento, as vendas diretas  ocorrem em círculos sociais, fora de estabelecimentos comerciais fixos.  Não deve ser confundida com a venda porta a porta, uma vez que esse  termo está sujeito a toda sorte de mercadorias, de origem desconhecida, e  sobre a qual não se aplicam as diretrizes estabelecidas pelos Códigos  de Ética da ABEVD.
 Sobre a ABEVD 
 ABEVD é uma associação fundada em 1980 por empresas que buscavam  o desenvolvimento do sistema de Vendas Diretas no Brasil. Atualmente  conta com 46 associadas, sendo 26 empresas de Vendas Diretas, 11  consultores e 9 fornecedores. São eles:
 AFTB, Amway, Avon, By!Wine, Cellcred, Dokmos Life, FM Group,  Herbalife, Hermes, Hinode, Inspiração Perfumes, Jafra, Jequiti, Mary  Kay, MonaVie, Natura,  Perfam,  Photon do Brasil, Pierre Alexander,  Polishop,  Racco, Tiens do Brasil, Torres Confecções, Tupperware,  Via  Blumenau, WOW, Arruda Pires Consultoria Jurídica; Bento, Feijó &  Zardo Advogados; DirectBiz Consultants, Freitas Bueno Advogados, Leite,  Tosto e Barros Advogados, Lopes Pinto, Nagasse e Serafino Advogados,  Loyalty Marketing, M&BA Marketing Business, MMC&Zarif Advogados,  Rodante&Scharlack Advogados, Syntec,  BP Diagramação Visual, B4  Eventos, Cantatur Viagens e Turismo, DineroMail, Integration,  Inventive  Consultoria em Gestão Empresarial, Gera Gestão de Modelos Comerciais,  PCI Integrated Management Services, Realleads Soluções em Network.